Dúvidas frequentes

Quais as áreas de uma edificação que devem ser impermeabilizadas?

Toda estrutura ou parte dela, que mantenha contato com água, na forma líquida ou de vapor, de forma constante ou temporária, deve ser impermeabilizada. Deste modo, podemos relacionar: 

  • Lajes, terraços e sacadas expostas à chuva 
  • Banheiros 
  • Piscinas 
  • Jardineiras
  • Áreas de serviço 
  • Saunas (vapor d’água) 
  • Caixas d’água 
  • Poços de elevador 
  • Paredes e pisos em contato com o solo etc.

Ao comprar um imóvel, o que perguntar sobre impermeabilização?

Se o imóvel tem um projeto específico de impermeabilização, a exemplo do que ocorre com outros itens de uma construção: arquitetura, instalações hidráulicas e elétricas; informações sobre a empresa aplicadora; quais os sistemas de impermeabilização que foram empregados e verificar quais áreas foram impermeabilizadas.

A aplicação da impermeabilização não deve ser considerada como “característica extra”, algo que diferencia o imóvel de muitos outros, um luxo, como são vistos, por exemplo, certos opcionais de carros, etc., mas como uma essencialidade dentro da proposta de preservação do patrimônio, algo muito importante para a manutenção da salubridade dos ambientes onde as pessoas vivem e fundamental para a qualidade de vida.

Quando não fazemos a impermeabilização, quais os problemas que poderão ocorrer em nossas edificações ?

Provavelmente em pouco tempo ocorrerão Manifestações de umidade, Vazamentos, Infiltrações, Formação de mofo e bolor

Tudo isto acarretando, com o passar do tempo, o comprometimento da estrutura (concreto e a ferragens). Deve-se levar em consideração que a umidade em excesso causa mal à saúde.

Como desenvolver e implementar um projeto de impermeabilização ?

Para que se tenha um projeto em total conformidade com os aspectos normativos (ABNT) e de qualidade, a exemplo dos projetos de instalações hidráulica e elétrica, um projeto de construção civil deve contemplar,
também, um relativo à impermeabilização.
Neste sentido, o primeiro passo consiste na contratação de uma empresa de impermeabilização.
O profissional destacado pela empresa deve analisar os projetos básicos da obra, procurando evidenciar as áreas que necessitam de impermeabilização, avaliar os tipos de estruturas entre outros aspectos;
neste ponto se inicia o estudo preliminar dos sistemas adequados para execução da impermeabilização,
um anteprojeto avaliará as interferências nos detalhes de hidráulica, elétrica e acabamento, entre outros, finalizando o estudo para o projeto definitivo.

Assim, para desempenhar seu papel, o projetista de impermeabilização deve dispor dos projetos de arquitetura e demais projetos complementares que tenham interface com a impermeabilização, porém num momento em que ainda possam ser discutidos, de forma a eliminar adaptações efetuadas na obra.

  • Resumidamente, as informações necessárias são relativas a: 
  • Arquitetura
  • Tipo de estrutura e fôrmas 
  • Projetos de instalações hidráulica e elétrica 
  • Paisagismo

Quais são os tipos de sistemas impermeabilizantes habitualmente utilizados na construção civil?

Os sistemas habitualmente utilizados são: os pré-fabricados, os moldados no local e os rígidos. 
Os sistemas pré-fabricados, como a manta asfáltica, possuem espessuras definidas e controladas pelo processo industrial, podendo ser aplicada normalmente em uma única camada. 
O sistema moldado no local que pode ser aplicado à quente, como os asfaltos em bloco, ou aplicados a frio, como as emulsões e soluções, possuem espessuras variadas. 

Exigem aplicação em camadas superpostas, sendo observado para cada produto, um tempo de secagem diferenciado. 
O sistema rígido é constituído pelas argamassas poliméricas que conferem à superfície impermeabilização e proteção mecânica.

Como decidir pelo produto de impermeabilização que seja mais apropriado?

Depende de cada tipo de estrutura sobre a qual se queira impermeabilizar.
 Sendo assim, a definição leva em consideração se a estrutura está sujeita ou não a movimentações mecânicas.

Assim, por exemplo, as lajes de grande superfície expostas à luz solar e intenso resfriamento no período noturno apresentam grande movimentação, face aos movimentos de dilatação (dia) e retração (noite). Tais estruturas exigem, para efeito de impermeabilização, produtos com características Flexíveis.

A Impercon possui profissionais efetivamente capazes de avaliar tecnicamente a melhor solução em impermeabilização para sua obra.

Tenho a manta asfáltica instalada no terraço de minha casa. Posso colocar concreto ou cimento por cima desta manta para fazer um piso de cerâmica? Qual material devo usar? Se não, qual seria a sugestão de piso?

Para evitar danos à manta asfáltica, recomendamos executar uma proteção mecânica primária sobre a impermeabilização.
Isso é feito com argamassa de cimento e areia traço 1:6, desempenada, com espessura mínima de 1,5 cm.

Em áreas verticais deve-se aplicar uma ancoragem com a utilização de argamassa de assentamento de cerâmica classificação AC3, frisada no sentido horizontal ou a argamassa de reboco deverá ser armada com tela galvanizada ou plástica.

O contra piso é colocado sobre a proteção mecânica primária, com espessura mínima de 3 cm, executado com argamassa de cimento e areia traço 1:4 sem adição de hidrofugante, tais como Contra Umidade ou similar.

Sobre o contra-piso, assenta-se o piso de cerâmica, ou de qualquer outro material, com uso de cimentcola tradicional.

Vou refazer a impermeabilização de uma pequena laje de cobertura, que depois receberá piso e terá trânsito leve de pessoas. Recebi orçamento de uma empresa de engenharia que sugeriu manta asfáltica de 3 ou 4mm. O meu mestre de obras, um ótimo profissional, sugeriu que eu usasse argamassa polimérica. O que devo utilizar nesse caso?

A indicação correta para este caso é a manta asfáltica, de 3 ou 4 mm. 
Não recomendamos o uso de argamassas poliméricas para lajes externas.
Estes produtos somente são indicados para lajes de áreas frias, e de pequenas dimensões, tais como: 

  • Banheiros
  • Cozinhas
  • Áreas de serviços
  • Reservatórios d’água potável
  • Poços de elevadores
  • Etc.

Gostaria de saber se posso fazer a pintura com tinta latex acrílico diretamente sobre a argamassa polimérica?

Sim, pode-se pintar com latex acrílico diretamente sobre a camada de argamassa polimérica curada, porém,
é recomendável efetuar lixamento leve da superfície, para obter uma melhor ancoragem do latex.

Não recomendamos a utilização de cal ou tintas com solventes, e não é necessário revestir com argamassa comum sobre a argamassa polimérica antes de pintar.

Estou construindo/reformando minha residência, gostaria de aplicar impermeabilização nas áreas necessárias, como devo proceder?

Se a fase da obra permitir que você possa contratar um projeto para os serviços de impermeabilização,
sua obra terá muito mais condições de um resultado perfeito, caso isto não seja possível,
solicite o parecer de um profissional especialista.

A Impercon possui profissionais habilitados para a definição, manuseio dos sistemas e na execução dos serviços de impermeabilização.

Estou com um problema de infiltração em minha laje. O pedreiro recomendou usar a manta asfáltica. Em uma determinada loja encontrei o produto de 3mm e de 4mm. A manta de 3mm resolverá o problema? E para quais casos devem ser usados um ou outro?

As mantas de 3 mm são ideais para a utilização em banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pequenas varandas, ou ainda nos sistemas de dupla manta.
Para lajes externas com dimensão de até 50 m² pode-se utilizar a manta comum de 4 mm de espessura, porém, acima de 50m² recomendamos a utilização da manta de 4 mm com estruturante de fios de poliéster, devido à movimentação estrutural que, em vias de regra, são consideráveis.

Estou reformando uma residência geminada entre dois edifícios. Acontece que para impermeabilizar as calhas laterais da cobertura, fui informado pelo aplicador que teria que "cortar" a parede da empena dos prédios, cerca de 5 cm a fim de embutir parte da manta asfáltica. Gostaria de saber se esse procedimento é realmente adequado e usual.

A informação do aplicador está correta.
Existem exigências neste sentido, de acordo com a NBR 9575/2003 que trata de projetos e especificações para a impermeabilização na construção civil.

Orçamento por e-mail: vendas@impercon.com.br 

Tel: (31) 3318-1012